Wednesday 11 February 2015

Finalmente a zona euro e a Grécia estão a negociar...

Depois de vários dias de subida de tom no discurso tanto do novo Governo do Syriza, na Grécia, como dos outros países da zona euro a propósito da resolução do problema da dívida pública grega, os dois lados estão finalmente a dar sinais de que estão dispostos a procurar uma solução capaz de evitar o pior.

Os 19 ministros das finanças da zona euro, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e a directora-geral do FMI, Christine Lagarde, iniciaram ao fim da tarde uma reunião especial, em Bruxelas, para tentar definir um compromisso político sobre a forma de assegurar o financiamento da Grécia.

Se este compromisso se tornar possível, deverá ser politicamente validado amanhã, quinta-feira, pelos chefes de Estado ou de Governo da União Europeia (UE) reunidos em cimeira, também em Bruxelas.

A ser assim, uma nova reunião dos ministros das finanças dos países do euro, na segunda-feira, deverá fechar o acordo ao nível técnico.

Todas estas negociações são, pelo simples facto de existirem, uma boa notícia. Mas não chegam: é preciso que resultem num acordo adequado à gravidade da situação e que permita a todos os intervenientes salvar a face....

 

No comments:

Post a Comment