Thursday, 10 March 2016

Riscos de desmantelamento da União Bancária são reais

Novo alerta sobre os riscos de desmantelamento da União Bancária se todos os mecanismos de estabilização previstos não forem implementados. Ou seja: a concretição da Garantia Comum de Depósitos bancários até 100 mil euros prevista enquanto terceiro pilar da união bancária em complemento do Mecanismo Único de Supervisão (SSM) e do Mecanismo Único de Resolução (SRM) dos bancos falidos ou em risco de falir - a par da constituição de um backstop (rede de segurança financeira) e de uma linha de crédito comum para o SRM.
Sem estas componentes corremos sérios riscos de desmontar oque já foi construído porque numa arquitectura incompleta, os pilares existentes transformam-se em perigosos factores de desestabilização. É esse o momento que estamos a viver.
A União Bancária é o único projecto completo que a eurozona pensou em reposta à crise de 2008 e a concretização de todos os seus elementos é absolutamente essencial para a estabilidade da moeda única e do sistema financeiro europeu.
O video da minha intervenção no plenário do Parlamento Europeu no debate sobre o o relatório anual sobre a União Bancária:


No comments:

Post a Comment