Wednesday, 27 January 2016

Draghi confirmou, por escrito, os meus receios sobre Mecanismo Único de Supervisão de bancos


Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) confirmou, agora por escrito, os meus receios relativamente ao facto de o novo Fundo único de Resolução de Bancos (SRF), que acompanha o Mecanismo Único de Resolução (SRM), não dispor de uma rede de segurança financeira suficiente para cobrir eventuais insuficiências de fundos.
Em resposta a uma pergunta que lhe dirigi por escrito, no seguimento de um debate na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu, (PE) Draghi confirmou a necessidade de criar uma linha de crédito comum, e não nacional, para o fundo de resolução. A solução decidida pelos ministros das finanças da UE de criar linhas de crédito nacionais "deve ser apenas uma solução provisória", defendeu. "Concordo com a sua avaliação de que estas linhas de crédito nacionais não quebram a ligação entre Estados e bancos e em consequência fragilizam um dos principais objectivos do SRF".
Draghi também confirmou a capitalização directa de bancos viáveis pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM) "tem o potencial de ser um instrumento útil para cortar a interligação entre bancos e Estados".

 








































No comments:

Post a Comment